No vasto universo das marcas que não sabem envelhecer discretamente, temos a Marvel, que está fazendo 85 anos com toda a discrição de um Hulk em fúria numa loja de cristais. E como qualquer boa entidade octogenária que se preze, a Marvel não vai se contentar com um simples bolo e velinhas. Não, senhor! Em vez disso, ela resolveu nos bombardear com uma overdose de produtos licenciados, ativações em redes sociais e eventos em São Paulo, porque quem precisa de um descanso quando se pode ter uma festa que dura dias?
Primeiro, vamos falar sobre o evento em São Paulo. O que pode ser mais “Marvel” do que unir super-heróis e… cachorros? Sim, em uma parceria que deve ter saído da mente genial de um vilão amante de pets, a Marvel e a Zee.Dog decidiram juntar suas forças para criar uma collab que permitirá aos pets testar brinquedos enquanto seus donos tentam decidir entre comprar uma camiseta do Homem-Aranha ou um boneco do Capitão América. Tudo isso, é claro, em um ambiente cuidadosamente preparado para que você não escape sem gastar seus preciosos reais em pelo menos um item “essencial” da Marvel.
Mas não se preocupe, se você é mais do time que gosta de ficar em casa maratonando filmes e séries do MCU, a Marvel também pensou em você. Eles fizeram parcerias com gigantes como Amazon e Mercado Livre para criar páginas customizadas, onde você pode se perder em um catálogo de mais de 3 mil produtos licenciados. Porque, convenhamos, você nunca pode ter bonecos demais do Thor em poses ligeiramente diferentes.
E por falar em nostalgia, vamos dar uma breve volta no tempo. Em 1939, quando a Marvel ainda era conhecida como Timely Publications e internet era um conceito tão distante quanto Wakanda, ela lançou sua primeira revista em quadrinhos com a gloriosa aparição da Tocha-Humana e Namor. Quem diria que, décadas depois, esses personagens estariam dividindo espaço nas prateleiras com centenas de outras criações que fariam os nerds (e seus pais, que pagam as contas) perderem a cabeça?
Saltando para os dias de hoje, a Marvel não apenas sobreviveu às mudanças de nome e direção, mas também se reinventou ao ponto de se tornar um fenômeno cultural com o MCU. Tudo começou com o “Homem de Ferro”, que mostrou ao mundo que Robert Downey Jr. e uma armadura de metal podiam carregar um universo cinematográfico inteiro nas costas. Kevin Feige, o gênio por trás das cortinas, transformou a Marvel Studios em uma fábrica de sonhos (e dinheiro) que continua a crescer como o ego do Tony Stark.
Então, preparem suas carteiras e suas expectativas, porque, com 85 anos, a Marvel não está desacelerando. Pelo contrário, ela está se preparando para mais 85 anos de produtos licenciados, eventos épicos e filmes que vão nos fazer chorar, rir e, claro, gastar como se não houvesse amanhã.